terça-feira, 28 de março de 2017

O coelhinho que não era de Páscoa - Ruth Rocha


Filhote, a proximidade com a Páscoa tem levado você a falar muito do coelhinho.
Escolhi este livro para lermos juntos porque gosto do modo de escrita da Ruth Rocha e por ele fugir um pouco da conhecida historia do coelho da Páscoa.
Nesta história, conhecemos o Vivinho, um coelho que não queria ser de Páscoa. Enquanto os irmãos dele já sabiam o que seriam, como seu pai, avô e bisavô, Vivinho queria conhecer novos amigos e aprender coisas novas. Quando chega a época da Páscoa, os coelhos vão até as fábricas, mas os ovos já tinham sido todos vendidos. Contudo, Vivinho tem a solução, ele mesmo faria os ovos, conforme tinha aprendido com sua amiga abelha, a maior doceira do mundo. A família Coelho ajuda Vivinho e consegue entregar os ovos para as crianças a tempo.
Escrita leve, história boa e ilustração criativa. Todos os elementos que embalaram prazeirosamente nosso momento de leitura de hoje.

História: *****
Ilustrações: ****
Material do livro: ****
Momentos juntos: *****

"O Coelhinho que não era de Páscoa"
Autora: Ruth Rocha
Ilustradora: Elizabeth Teixeira
Editora: Salamandra

segunda-feira, 20 de março de 2017

Procura-se Lobo - Ana Maria Machado


Divertidíssimo!

Filhote, este livro nos divertiu muito.
A história começa com um anúncio em jornal procurando por um lobo. Quem se habilita para a vaga é um homem chamado "Manoel Lobo", que estava desempregado e de lobo só tem o sobrenome. Ele não era o lobo que o anúncio estava procurando, mas como tem boa escrita, a empresa o contrata para responder as inúmeras cartas recebidas de lobos de todas as histórias.

Aí começou a parte que você mais gostou, a mamãe lia a carta e você adivinhava qual lobo a havia escrito. Todos os lobos mandaram carta para se candidatar à vaga e o Manoel Lobo sempre, educadamente, os "despachava" para as histórias respectivas.
No final, você percebeu que o anúncio não procurava um lobo de histórias, mas sim um lobo de verdade para a realização de um documentário. Você adorou saber que no Brasil tem um lobo chamado "Lobo Guará", que deduziu se chamar assim, pois ele tem cor de guaraná. 
O livro é muito interessante e o que chamou a atenção da mamãe foi ver que nas contracapas há um resumo de praticamente todas as histórias de lobo que conhecemos.
As ilustrações também são muito bonitas e misturam-se com fotos e pinturas. 

História: *****
Ilustrações: ****
Material do livro: *****
Momento juntos: *****

"Procura-se lobo"
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Ática

terça-feira, 14 de março de 2017

A Caligrafia de Dona Sofia - André Neves

Livro que alimenta a alma...
Filhote, eu trouxe este livro para ler com você por indicação da Professora Maria Inês. Em sua primeira aula no curso de Pedagogia, ela nos desafiou a ler 15 minutos por dia por mero deleite, ou seja, apenas pelo prazer de ler e nos mostrou este livro.
O curioso é que já havia visto este livro na biblioteca, mas não havia me interessado por ele... Mas, meu filho, que livro lindo!
Lemos algumas vezes, pois a narrativa é bem delicada e sensível e você está em um momento super superativo! 
No livro "A Caligrafia de Dona Sofia", André Neves, seu autor, nos apresenta D. Sofia, uma professoa aposentada que é apaixonada por poemas, tanto que todas as paredes de sua casa são preenchidas por eles. Quando o espaço das paredes acaba, Dona Sofia decide  fazer cartões poéticos para cada morador de sua cidade, pois não queria deixar as poesias escondidas nos livros.
A história é envolvente e, como nas paredes da casa de Dona Sofia, é permeada por poemas dos mais diversos estilos e temas. Foi delicioso ler e reler este livro, sempre descobrindo poesias novas.
Este é um livro que vale a pena ter em casa e de tempos em tempos reler...
Ah, queria te falar também das ilustrações... simplesmente encantadoras! Me atrevo a dizer que há poesia nelas também...

História: *****
Ilustrações: *****
Material do livro: *****
Momento juntos: *****

"A Caligrafia de Dona Sofia"
Autor e ilustrador: André Neves
Editora: Paulinas

A aposta - Tatiana Belinky

Transposição, em versos, de uma fábula russa de Leon Tolstoy Filhote, conseguimos tempo para irmos à biblioteca, lugar que adoramos esta...