quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sete histórias para contar - Adriana Falcão

Filhote, selecionei este livro, pois uma história me chamou muito a atenção...

O livro traz 7 histórias muito criativas, diferentes, engraçadas, leves e reflexivas.

Acho que o livro é uma boa oportunidade de aproximação do adulto com a criança e há tempo queria falar com você sobre a sua necessidade de saber o que vai acontecer "daqui a pouco", e mais "daqui a pouco" e logo "em seguida".

A primeira história do livro chama-se "A menina que só pensava em daqui a pouco". Foi perfeita! Caiu direitinho. Lemos 2 vezes em dias alternados e conversamos em como é importante aproveitarmos o "agora", pois ele logo passa e vira lembrança.

O texto é impecável... Adorei este trecho em especial:

"Só sabia que os 'daqui a pouco' são muitos e chegam muito rápido. Um atrás do outro. Os daqui a pouco não acabam. Mas os 'agora' vão embora a cada daqui a pouco que chega.
De repente, o vento soprou mais forte, estufou a sua saia num imenso balão redondo, e a menina descobriu como gostava daqueles momentos ali, quando o vento ventava, ela rodava, tudo era só aquilo e mais nada. E daqui a pouco?
- Daqui a pouco eu não sei - pensou a menina.
E o seu pensamento voltou correndo para o agora, doido para aproveitar aquele vento."

Lindo e delicado demais...

Outro conto que nos chamou a atenção foi "A dor azul". Achei que seria triste e li primeiro sem você... Foi um receio bobo. A história é linda. Mescla as emoções e as cores e elas se casam perfeitamente.

A história que mais te chamou a atenção foi "A vida de piolho". Conta que Godofredo, um piolho muito "cabeça", gostava de filosofia e vivia pulando nas cabeças das crianças e a cada noite dormia em uma diferente.

Gostamos também da "Historinha ao contrário". Depois conversamos sobre o que nos deixa felizes.

Livro que merece ser lido, relido e indicado.

Histórias: *****
Ilustrações: ****
Material do livro: ****
Momento juntos: *****

"Sete histórias para contar"
Autora: Adriana Falcão
Ilustradora: Ana Terra
Editora: Salamandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A aposta - Tatiana Belinky

Transposição, em versos, de uma fábula russa de Leon Tolstoy Filhote, conseguimos tempo para irmos à biblioteca, lugar que adoramos esta...