Filhotinho, este livro foi indicação da minha professora de literatura. Nunca o tinha visto em nenhuma biblioteca, livraria ou sebo. Confesso que talvez nem abriria um livro com esse nome... Mas este livro é muito especial. Deve ser indicado, lido e relido em todas as oportunidades.
O livro conta a história de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, um menino que mora ao lado de um asilo e é amigo de todos os idosos que ali vivem. Contudo, é a dona Antônia que lhe chama mais a atenção, pois ela tem 4 nomes como ele. Um dia, seus pais lhe falam que Dona Antônia perdeu a memória e ele quer saber o que é isso para poder ajudar sua amiga. Depois de perguntar aos velhinhos, ele recolhe algumas coisas em sua cesta e presenteia Dona Antônia que, aos poucos, vai lembrando de momentos marcantes de sua vida e do amigo querido que lhe faz companhia.
Texto lindo, rimado, delicado e sensível.
As ilustrações trazem leveza e um colorido especial para a história.
Perguntei a você o que responderia se o Guilherme Augusto lhe perguntasse o que seria memória. Você me disse que memória é aquilo que você tem dentro da cabeça, é sonhar acordado. Depois conversamos sobre nossas memórias mais queridas e você adormeceu. Bons sonhos, meu menino. Durma com a memória de nossos melhores momentos.
Ilustrações: ****
Material do livro: ***
Momentos juntos: *****
"Guilherme Augusto Araújo Fernandes"
Autor: Mem Fox
Ilustrações: Julie Vivas
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque Book
Tema: Ética, saúde, conto, humanos, terceira idade, amizade, solidariedade.
Faixa etária: 4 anos.