Filhotinho, pegamos este livro na biblioteca por ele conter uma história de coelho, sem ser de páscoa. Você queria muito saber de todos os coelhos do mundo este mês... rsrs.
Este livro é a adaptação de uma história do povo Kiliwa, tribo indígena da América Latina (Estado da Baixa Califórnia - México). Além da história, o livro traz a informação de que os Kiliwa são um povo ameaçado de extinção, sendo composto de, aproximadamente, 100 indígenas que sobrevivem da agricultura familiar, pesca e caça.
O livro conta a história de uma raposa que vivia em um lugar muito árido e com pouca comida. Ela estava com muita fome e não queria comer gafanhotos, pois as perninhas do inseto ficavam presas em seus dentes... Eca! Um dia, ela encontra um coelho e decide devorá-lo, porém o coelho era muito esperto e consegue escapar das garras da raposa.
Você adorou a maneira como o coelho encontrou para escapar da raposa.
Depois você quis saber mais sobre os índios que contavam essa história e porque eles estavam "acabando". Confesso que algumas coisas são difíceis de explicar para você sem mostrar a crueldade do mundo... Contudo, nosso "pacto" é falarmos sempre a verdade, respeitando a sua idade e possibilidade de desenvolvimento... Assim, vamos tentando construir e reconstruir nossa identidade, posicionando-nos frente algumas coisas de mundo através da possibilidade que a literatura nos abre.
Ilustrações: ***
Material do livro: ***
Momentos juntos: ****
"O coelho e a raposa"
Adaptador: Judy Goldman
Ilustração: Ricardo Peláez
Tradução: Graça Graúna
Editora: FTD
- Temas abordados: Animais, Cultura kiliwa (povo indígena mexicano), Esperteza, Fome
- Temas transversais: Pluralidade cultural
- Genero Literário: Conto indígena
Nenhum comentário:
Postar um comentário